quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trabalhadores do Açu paralisam atividades reivindicando melhorias

site do Ururau

Carlos Grevi
Funcionários da ICEC acionaram o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil
Funcionários da ICEC acionaram o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil
mais menos
Uma semana depois do Ministério do Trabalho e Emprego e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil serem acionados por trabalhadores da empresa Acciona, para apurar as condições inadequadas do alojamento em que estavam, 600 trabalhadores de outra empresa que participa das obras do porto, a ICEC, empresa especializada em montagem de estruturas metálicas, paralisaram na manhã desta quarta-feira (05/12), as atividades, fazendo uma série de reivindicações, dentre elas, melhores condições de trabalho. Eles alegam que nos últimos dias tiveram que tomar água quente no canteiro de obras. 
Segundo o presidente do Sindicato, José Eulálio, uma comissão de funcionários está se dirigindo a Campos, junto com representantes do Sindicato para trazer a pauta de reivindicações e iniciar a negociação. O Sindicato fiscalizou pela manhã as pousadas que funcionam como alojamento dos funcionários.    
Ururau

======================================================================================================
05 de dezembro de 2012 · 14:20

Trabalhadores do Porto do Açu param atividades e Sindicato intervém

Carlos Grevi
Representantes da empresa prestadora de serviço firmaram acordo em reunião
Representantes da empresa prestadora de serviço firmaram acordo em reunião
mais menos
Trabalhadores da ISEC, empresa que presta serviço nas obras do Superporto do Açu devem comparecer na tarde desta quarta-feira (05/11), no Sindicato da Construção Civil em Campos para serem informados sobre o acordo feito com a empresa, quanto às reivindicações que culminaram em uma paralisação coletiva iniciada nesta terça-feira (04/11).
Os funcionários reivindicam a retirada do gerente administrativo da obra; melhorias na pousada onde estão alojados, que segundo constatações do próprio Sindicato, estariam alojando até oito pessoas em quartos com disposição para atender a quatro; folga coletiva no final do ano (de 21/12 a 02/01/13) a serem compensadas nos dias 26, 27 e 28; melhores condições de trabalho nas frentes de serviço; passagem em dinheiro; duas horas “in itineres” (tempo gasto no percurso até o local de trabalho); 30% de adicional de periculosidade; plano de saúde com cobertura nacional; folga de campo de cinco dias úteis; 100% de hora extra aos sábados e domingos; ajuda de custo de R$ 300; mudança na bandeira do cartão alimentação e aumento salarial na média nacional. 
De acordo com o presidente do Sindicato, José Eulálio, dentre as reivindicações feitas pelos trabalhadores, algumas somente podem ser discutidas em janeiro, data base para negociações como horas “in itineres”, periculosidade, plano de saúde, horas extras, aumento salarial e ajuda de custo. 
As demais exigências, como melhorias na pousada, folga no final do ano, melhorias na frente de trabalho, passagem com antecipação de R$ 300 e troca na bandeira do cartão alimentação foram aceitas pela empresa em reunião que durou até as 22 horas desta segunda, na sede do Sindicato.
Segundo José Eulálio, caso os funcionários não aceitem acordo, poderão perder a remuneração dos dias da paralisação.
PROBLEMAS CONSTANTES
Há exatamente uma semana representantes do Sindicato da Construção Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego estiveram reunidos com representantes da OSX, Acciona, empresa responsável pela construção do quebra-mar e do estaleiro do Superporto do Açu, e da Hispabras Engenharia Civil e Ambiental, empresa contratada pela Acciona, na Pousada Maramar, na praia de Grussaí, em São João da Barra, depois que funcionários da Hispabras denunciaram as condições do alojamento localizado na Rua Manoel Ferreira Landim, também na Praia de Grussaí.
 
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário