terça-feira, 1 de novembro de 2011

LULA. O CÂNCER, O SUS E O EXEMPLO DE FLORESTAN FERNANDES


MARCOS BOTELLHO

.
Pra todos que estão sendo contra a campanha para que Lula faça seu tratamento no SUS, compartilho mais uma vez um relato da vida do grande homem, intelectual e ex-deputado Florestan Fernandes. Concordo que a campanha para o Lula fazer tratamento no SUS é rasa, mas o exemplo de Florestan é tocante:

"Uma das passagens mais interessantes da vida do sociólogo foi relatada na audiência pelo assessor p arlamentar Laurez Cerqueira, que trabalhou com Florestan durante seu mandato de deputado (1987-1994). Quase ao fim da vida, já debilitado devido à hepatite C que contraiu em uma transfusão de sangue, o sociólogo teve uma crise e foi, sozinho, a um hospital público para ser atendido. Logo depois, seu filho, o jornalista Florestan Fernandes Jr., o encontrou no hospital, aguardando o atendimento. Como o pai se recusava a sair da fila em que estava, o filho teve de pedir a ajuda de um médico para convencê-lo a ser atendido imediatamente.

Laurez, autor do livro Florestan Fernandes - Vida e Obra, também contou que, numa fase seguinte, em estado ainda mais grave, o sociólogo recebeu do médico orientação para fazer um transplante de fígado. Quando tomou conhecimento do fato, o então presidente Fernando Henrique Cardoso ligou para o colega de academia, colocando à sua disposição tudo o que fosse necessário, inclusive a possibilidade de realizar a operação em Cleveland (EUA). Florestan recusou a ajuda, argumentando que havia muitas outras pessoas antes dele esperando pela operação. "Só aceito se a oferta for feita a todos", teria dito o ex-deputado. Acabou fazendo a cirurgia no Brasil. “Esse tipo de conduta é fundamental como referência de homem público” afirmou Laurez"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário