sábado, 10 de agosto de 2013

Desmilitarização da PM, JÁ!


Desmilitarização da PM , já!


O Partido Comunista Brasileiro (PCB), no município de Campos de Goytacazes, vem a público expressar repúdio contra os abusos de autoridade da PM e, solidarizar-se com o camarada Léo Zanzi, 
Léo Zanzi, militante do Movimento Negro e presidente do PSOL em Campos dos Goytacazes foi abordado pela PM - sem nenhum motivo que justificasse - no dia 09/08, na Avenida Pelinca, Ele foi indagado pela PM se estaria portando arma e este prontamente esclareceu que NÃO. Ainda assim, o policial militar insistiu na ação e, ao ter conhecimento de que Léo estava com seu carro nas proximidades decidiu revistá-lo. Enquanto cidadão ciente de seus direitos, Léo entrou em contato por celular com amigos para colocá-los a par dos fatos por ele vivenciado. Isso fez com que aumentasse a hostilidade dos policiais que o trataram como bandido, lançando-o para dentro de uma viatura e encaminhando-o para a 134º DP.

O episódio vivido por Léo Zanzi apresentam características típicas de preconceito racial, recorrente no tratamento dispensado pela PM aos trabalhadores negros. Todos os dias, milhares de trabalhadores negros e pobres tem sido vítimas da truculência da polícia militar.

Assim tem sido com milhares de "Amarildos".

O PCB tem dentre suas pautas a luta pela desmilitarização da PM, já! 

A polícia militar guarda elementos claros da ditadura civil-militar. É necessário criar uma agenda de segurança pública desvinculada do aparato meramente repressor, com respeito aos cidadãos, assegurando-lhes a efetiva segurança com controle social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário